quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Muffins de Pão de mel

Estava eu a procurar bons presentes de natal. Em tempos de crise fica complicado né? Achar presentes baratos, bonitinhos, pessoais, interessantes, divertidos... entre tantas outras exigências que temos na hora de escolher um presente hoje em dia!

Pois eu tive uma idéia, peguei a minha criatividade e fiz pequenos bolinhos de pão de mel (gingerbread muffins) decorei-os com glacê e embalei-os.
Eu ainda não fiz para todos os meus amigos, alguns ficaram faltando. Mas isto porque na hora de entregar o Papai Noel me mandou em uma peregrinação pela cidade. Como eu ainda não tenho 18, e portanto não posso dirigir o trenó, quem fez esta parte foi a minha irmã. Mas ainda assim, eu cruzei a cidade inteira entregando presentes. E sim, eu estava vestida de papai noel, mas era um papai noel legal e bonitinho!

Aqui vai a receita dos bolinhos:

Gingerbread Muffins 
Nigella Lawson (Nigella Feast)

1 e 2/3 copos de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de fermento
1 e 2/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de cravos em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 ovo
2/3 de copo de açúcar mascavo
3/4 copo de leite integral
1/4 colher de chá de vinagre balsâmico
6 colheres de sopa de óleo vegetal
4 colheres de sopa de melaço
4 colheres de sopa de mel karo (xarópe de milho)

Aqueça o forno em aproximadamente 220º C e prepare uma forma de muffins com 12 papeizinhos de muffin (não precisa untar, é só colocar as forminhas nos buraquinhos).

Em um recipiente, combine a farinha, o bicarbonato, o fermento e as especiarias.
Em outro recipiente, bata os ovos e junte o açúcar mascavo, quebrando eventuais pedacinhos. Adicione o leite e o vinagre e então meça o óleo em uma colher de sopa e adicione-o a mistura. UTILIZANDO A MESMA COLHER DE SOPA adicione o karo e o melaço, pois assim eles não grudarão na colher. Bata um pouco a mistura apenas para combiná-la e adicione-a na mistura de farinha com especiarias. 
Mexa até misturar tudo, mas ainda assim ficar macio. A massa deve ser densa mas ainda assim meio líquida. 
Coloque a mistura nas forminhas de muffin e deixe no forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o topo estar sequinho.

Um jeito legal de decorá-los é cobrindo com chocolate derretido e temperado ou chocolate fracionado, que endurecem depois. 



Os bolinhos já prontos e embalados com papel e fitas coloridas!

Os bolinhos a serem decorados  com glacê colorido com corante em gel!

Os sacos de confeiteiro!!


A confeiteira :D

Cá está o mapa do roteiro do papai noel!

Um comentário:

yuribt disse...

Faltou a foto de papai noel. Aposto que foi impagável.