quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Biscoitinhos de Pão de mel

Desde que eu sou pequenina aqui em casa nós fazemos Gingerbread biscuits (biscoitos de pão de mel). São muito gostosos, fazem um total e absoluto sucesso. Nós fazemos várias receitas e penduramos na árvore de natal dentro de saquinhos. Como aqui em casa não somos exatamente católicos (somos mas não praticantes) é uma coisa puramente ecumênica, tem o biscoito da foca natalina sagrada, do dinossauro de natal e do elefante. 
Aqui nós fazemos 5 receitas então eu não consigo dizer quanto dá uma receita apenas. Na hora de modelar eu sempre chamo várias amigas que vem fazer os bonequinhos e depois eu, a minha mãe e a minha irmã brincamos de confeitá-los com glacê, granulado e outros confeitos coloridos!

Ingredientes:
125g de açúcar mascavo.
125g de melaço, melado ou mel.
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravos socados
90g de manteiga
1 ½ colher de chá de fermento
500g de farinha de trigo peneirada
Sal
1 ovo ligeiramente batido
Glacê de açúcar opcional.

Detalhes:
Dissolva o açúcar com o melaço, especiarias e a manteiga em uma panela de fundo espesso, sobre fogo brando; aqueça lentamente até ferver.As especiarias, não precisam ser seguidas à risca, você precisa temperar a mistura como achar que fica mais gostoso, nós gostamos dele bem picantes. Deixe a mistura esfriar e junte o fermento. Coloque a farinha e uma pitada de sal em uma tigela e faça uma cova no meio. Despeje a calda fria e o ovo, Misture do centro para fora, incorporando a farinha. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a.
Divida-a em bolas, embrulhe-as com papel manteiga e guarde na geladeira por 30 minutos (mínimo).
Estenda a massa, pedaço por pedaço, com um rolo até ficar com 3mm de espessura (a espessura fica a seu gosto, mas todos devem ter o mesmo tamanho). Usando forminhas para biscoito, corte bonequinhos na massa (cavalos, cachorros, pessoas, árvores, números, ou whatever else you’d like). Leve-as ao forno, aquecido a 170º, em assadeiras untadas, durante 8 a 10 minutos. Confeite os bonequinhos com glacê se você quiser.

Aqui fotos de biscoitinhos coloridos com glacê e corante em gel.




Nenhum comentário: