sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Entrevista Com o Papai Noel


Onde foi parar o verdadeiro espírito de natal? É o que eu me pergunto.
Por todos os cantos vemos as tradicionais decorações de Natal cada vez mais psicodélicas e tecnologicas. Não é que eu não veja a beleza disso tudo, mas o Natal vai muito além de arranjos bonitos e músicas alegres. No Natal as pessoas ficam felizes, elas deveriam celebrar o simples fato de estarem no mundo. Não que estar no mundo sempre seja necessariamente uma coisa ótima, mas é no mínimo algo fascinante. O Natal é uma data mágica, e quem melhor para nos explicar a mágica do que ele, o Papai Noel?
Pois eu na busca de achar o verdadeiro significado para o Natal fui até o Pólo Norte saber a opinião dele.

Para começar, que tal descobrirmos da onde veio o tal Papai Noel?

A história de Kris Kringle vai muito além do velinho que deixava presentes para os pobres. A versão mais conhecida diz respeito ás origens católicas da tradição, originadas do Bispo St Nicholas de Myra, bispo da cidade de Lycia, hoje na Turquia. Segundo a lenda, Nicholas deixava presentes muito generosos para os pobres em pleno século IV.
Ao que parece, a presente versão da figura se formou ao longo do século XIX e foi sendo modificada com o tempo. A figura de St Claus já era conhecida mas os detalhes da história começaram a ser editados com o poema "A visita do Papai Noel" de Clement Clarke Moore, que ele escreveu para seus filhos a história do velhinho que morava no Pólo Norte e tinha suas renas. Ao contrário do que muitos pensam a roupa vermelha foi apenas absorvida pela Coca Cola, mas na verdade foi inventada pelo caricaturista Thomas Nast, que publicou a invenção em uma revista. A idéia de que o Papai Noel entra nas casas pela chaminé veio do fato de que na época do Ano Novo muitas famílias européias tinham o hábito de limpar suas chaminés para dar sorte.
O bom velhinho também representa a figura dos três reis magos, presentes na história católica do Natal, por isso em muitas culturas é tradicional a troca de presentes do Dia de Reis, 6 de Janeiro.
Mas é claro que esta é apenas a versão católica da figura. Na realidade, segundo estudiosos, o Papai Noel tem também origens pagãs e é uma figura muito presente em diversas culturas. Algumas relações podem ser feitas entre a figura do Papai Noel e o Deus germânico, Odin, de antes da cristianização dos germânicos. Uma coisa interessante é que as crianças germânicas colocavam cenouras em suas botas e sapatos durante a noite da celebração de Yule. O cavalo de Odin trocaria as cenouras por balas. Este mito pode ser uma das origens da tradição americana de pendurar meias com biscoitos para o Papai Noel, uma vez que após o advento do cristianismo perante os povos germânicos alguns países nórdicos mantiveram a lenda de Odin.

Origens determinadas e vamos às minhas descobertas.
Eu fui até o shopping Vila Lobos conhecer o Papai Noel, que já há quinze anos dá uma ajudinha por lá na época do Natal. Ele me contou que as crianças têm acreditado cada vez menos no Papai Noel, mas que ele considera seu trabalho como fundamental.
Você já parou pra pensar na importância do bom velhinho na vida das crianças? Pois ele me contou que realiza uma função importantíssima na educação delas, uma vez que sempre as lembra de ser boazinhas, escovarem os dentes, respeitarem os mais velhos etc. Isto realmente abriu os meus olhos para um novo ponto de vista.
Pois nos deparamos com um Velhinho muito especial, ele não só é Papai Noel, mas escreve poesia, faz um curso de psicologia e trabalha como corretor de imóveis. Durante a nossa conversa ele ressaltou a importância da figura do professor na sociedade e contou-nos que este é um aspecto que ele procura passar para as crianças; respeitar os professores é muito importante, pois eles são os detentores do conhecimento.
Mas tempo vai, tempo vem e quais os presentes mais pedidos hoje em dia Papai Noel? Aparentemente o Castelo da Xuxa e a boneca da Hannah Montana são fortes candidatos, mas a tradicional bicicleta também entra na disputa por presente preferido da criançada. Entre os adultos, ele me falou que o mais requisitado é o lap top.

Bom, tudo isso pra mostrar o quanto é importante acreditar no Papai Noel. Já pensou o que aconteceria se todas as crianças começassem a deixar de acreditar? Ou se surgisse um Papai Noel no videogame? Portanto é melhor que todos escrevam suas cartinhas, o Natal vem aí e a magia sempre continua. A magia de se acreditar. Porque quando este tempo passar, todos teremos um ano inteiro pela frente para sermos bons garotos e garotas, assim no ano que vem o corretor de imóveis poderá nos ajudar novamente.

Nenhum comentário: