quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Viva a Não Violência

"Você é a mudança que você quer ver no mundo." Mahatma Gandhi

O dia 2 de outubro é, por determinação da Assembléia das Nações Unidas, o dia internacional da Não-violência. 
Gostaria de dizer algumas poucas palavras neste momento solene. 

Acho que muito já é dito com relação à violência. Em tempos de eleição todos falam coisas tipo: Precisamos de um candidato que acabe com a violência em São Paulo, etc. O conceito de violência já é tão clichê na sociedade, já é tão mal utilizado que nem mais faz sentido.

Acho que quando Gandhi criou a idéia dele da guerra vencida pela não violência, para quem não sabe é a guerra de independência da Índia perante a Inglaterra, ele queria dizer uma coisa muito mais ampla. Ele se referia à esta violência não só de nós para os outros mas de nós com nós mesmos. A violência de espírito, aqueles sentimentos presentes dentro da gente que já nem mais são percebidos. Aquela violência que nos tira a capacidade humana de ver o lado bom de cada gulodice da vida. É com esta violência que nós temos que lidar. Prestamos tanta atenção aos problemas do mundo que nem percebemos que a verdadeira questão se esconde dentro de nós.

A verdadeira violência vai muito além das pessoas se matando na rua. Ela se esconde atrás de famílias felizes, de pessoas que vivem todos os dias sem qualquer espécie de questionamento. A verdadeira violência está naquelas pessoas que andam pelas ruas e ignoram a realidade a sua volta. Está naquelas pessoas que acham que a educação vai resolver todos os problemas do Brasil e espalham isto pelo mundo com frases profundas e tocantes, mas não fazem nada para ajudar a resolver o problema.

A violência não está na tristeza ou nas coisas ruins. De tudo o que é ruim podemos tirar uma paz. 

Não é eleger um candidato que vai mudar a violência. Não é conseguindo dinheiro, assistindo televisão ou lendo o jornal. Não é doando dinheiro ou brincando com criancinhas no parque de diversão e depois saindo para ir no shopping. A verdadeira não-violência está no pensamento. Está na ação concreta. Está na mudança. 

Você é a mudança que você quer ver no mundo, disse Gandhi. A não violência vem, portanto, da consciência de si mesmo. E da consciência do outro, estamos todos juntos, pertencemos todos a um mesmo mundo. Não tem um muro que separa um lado do outro, a não violência está em pular a cerca. Em perceber que o futuro está aqui do lado e nós somos todos iguais.

Não sei, mais um devaneio e uma celinice para este blog.


Nenhum comentário: