quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Questões 2.0

O post abaixo foi escrito por mim para o meu blog antigo em dezembro do ano passado:

É estranho; sempre que chega o final de ano eu fico meio surtada...
(Além de começar a achar tudo lindo e abraçar papais Noéis por aí) Eu começo a pensar no ano que passou e fico procurando jeitos de consertar, e mudar, aquilo que não funcionou e jeitos de valorizar aquilo que deu certo. Eu nunca consegui fazer isso, mas uma das minhas metas para 2008 é conseguir mudar alguma coisa na minha vida.
Acho que nós só desejamos mudar as coisas quando achamos que não estamos no controle de nosso próprio futuro. Quando temos a impressão de estar sendo levados pela vida, ao invés de estar simplesmente remando e criando nossos próprios caminhos.

É terrível se sentir assim, principalmente quando você se da conta de que as vezes você, não só não está remando, mas caiu do barco e a água está passando por cima de você e te deixando para trás.

Pois bem, no final do ano eu sempre procuro nadar atrás do barco que está descendo correnteza abaixo.

Tal prática é um tanto quanto positiva. Eu sempre acabo aprendendo alguma coisa, o único problema é quando você tem que aprender as mesmas coisas over and over again, mas enquanto você não realmente as aplica vale a pena ficar apertando nas mesmas teclas repetidamente.
Este ano eu aprendi que uma mudança não necessáriamente ensina alguma coisa, talvez manter as coisas do mesmo jeito possa ensinar algo do mesmo jeito. Talvez tentar consertar meus erros simplesmente façam com que eles doam mais e, eventualmente, tragam mais erros no futuro. O negócio é pensar em não errar agora, "tah ligado?"

Contando que você não erre over and over again, acho que aprender over and over again não parece tão problemático.

O ano vai acabando, e nós nem percebemos que ele passou. Como é que nós contamos um ano? Se pensarmos nele como 365 dias e 6 horas, e vivermos a cada dia como se fosse apenas mais um desse montão de tempo, acabamos por perder um montão de tempo pensando em quanto falta para acabar o montão de tempo que a gente têm!

Talvez a vida não passe por cima de mim se eu aprender, de uma vez por todas a viver um ano, não em dias, mas em momentos, em emoções.

Portanto, 2008 será um ano cheio de emoções e, se tudo der certo mudanças, que façam as coisas continuarem como elas estão; alegrinhas e felizes! Pois afinal... só isso conta.
---------------------------------------------------------------------------


Nossa, eu era diferente ano passado. Tá bom que eu continuo girando em torno das mesmas coisas, mas eu era conjunturalmente diferente (começando pelo fato que eu não sabia o que era conjuntura e o que era estrutura o que já causava uma diverença profundissima!)

Eu sinto que este ano eu meio que nasci de novo. Eu tive que ir me descobrindo toda novamente, criar meus novos valores, criar novos pensamentos, idéias. Em alguns aspectos, alguns inclusive estruturais, eu girei em círculos e não aprendi nada. Mas em outros eu posso dizer que talvez eu tenha me dado bem. 

Sim, o ano ainda não acabou (não se assuste). Mas eu não mais penso em fazer as minhas resoluções no final de cada ano mas no final de cada dia.  Por isso eu digo que eu tive que me recriar, eu fui aos poucos destruindo e levantando a Celina de novo, por mais que algumas coisas continuem na fase de demolição.
Sempre que eu escrevo aqui eu pareço super otimista, mas eu cansei disso. Está na hora de encarar os fatos: Eu me destruí e está demorando para levantar de novo a minha casinha (bem mais de 7 dias). 

Eu estou cansada, depois de quase um ano de aulas de filosofia, um ano de novos conhecimentos e questões eu estou ESGOTADA. Não aguento mais me reinventar, eu queria que todas as respostas estivessem aqui na minha frente. Queria que alguém pudesse só apontar o caminho certo, que eu não precisasse decidir o que fazer e pudesse ficar só na minha fazendo... 

Mas não, meu processo de reinvenção toma cada mínimo aspecto da minha vida. Agora, eu tenho que reinventar o meu conceito de natal, depois de ano novo, depois de verão, depois de escola, depois de faculdade, de vestibular, de vida, de trabalho, de diverção... EU ESTOU PRESA NESTA DROGA DE CÍRCULO MALDITO... QUERIA PODER ABRIR MÃO DA MINHA CONDIÇÃO ESSENCIAL DE LIBERDADE HUMANA E SIMPLESMENTE VIVER FEITO UM AVESTRUZ MAGRINHO E BONITINHO E COM UM PESCOÇO!

Xau... precisava escrever isso em algum lugar sorry... me achem estranha, EU DEIXO

Nenhum comentário: