segunda-feira, 23 de março de 2009

18 anos cheesecake rush

Oieeeee! Então sábado (21 de março) foi o meu aniversário de dezoito anos, para celebrá-lo eu peguei algumas amigas e me pus na rua procurando a melhor cheesecake da cidade. Muitas horas e 4 pedaços de cheesecake depois nós adicionamos uma nova cheesecake para o primeiro lugar do pódio pessoal da Celina e mais três para a competição.


O primeiro cheesecake, mas que tivemos que pedir para viagem, foi o do Gardênia, que tem um maravilhoso cheesecake de Nutella (que deve ser uma das melhores sobremesas de todos os tempos). Como cheesecake é ótima, o único problema é que não podemos considerar uma cheesecake clássica. Ainda assim, é feita de queijo, tem a textura certa e tem a casquinha então tá valendo.

A Cheesecake do Rockets não passou no teste segundo os meus parâmetros. Terei que dizer que a calda é muito doce e a massa muito amanteigada. Mas por outro lado, o Rockets é sempre um restaurante muito divertido e para se frequentas pois tem jukebox em todas as mesas com músicas dos anos 50 e a atmosfera é muito agradável, além do que eu gosto bastante da comida de lá. Está aqui um lugar que eu escolhi ir pois fez parte da minha infância!



A nossa descoberta mais apegante foi a Le Vin Patisserie.  Não exatamente por causa da cheesecake que é mais uma mousse do que uma cheesecake (uma mousse muito gostosa por sinal, mas não uma cheesecake com textura de cheesecake) mas por causa do lugar. Gente vocês não medem o quão fofo é este restaurante! 

Em pleno Jardim Paulista a frente da Patisseriè me lembra Buenos Aires em seus tempos de glória.

Mas por dentro é puramente a França. As mesinhas pequeninas com cadeiras lindas acolchoadas fazem o mais fofo estilo francês. E os doces? Meu nem te conto. Além da cheesecake nós nos vimos obrigadas a provas um bolinho de crème bruleè, um de avelã, um de chocolate e uma tortinha de nozes; todos divinos!


O favorito do dia; A cheesecake do Havanna Café é PERFEITA. A massa tradicional no ponto correto, a casquinha magicamente crocante. E a coisa original: A gigantesca camada de doce de leite argentino por cima. Estou adicionando esta cheesecake para o topo da minha lista.

Síntese do post: Havanna Cheesecake é a melhor da competição até agora!

domingo, 8 de março de 2009

A busca pela melhor Cheesecake de São Paulo

Então, eu tive uma idéia de gênio. Eu vou achar A melhor cheesecake da cidade ou do estado de São Paulo. Aliás, não só eu mas todas as pessoas que participarem da minha campanha. 
Como cheesecake é o meu doce preferido eu resolvi criar aqui no blog um espaço exclusivo para a discussão deste manjar dos Deuses.

Como vai funcionar esta campanha? Aqui está um mapa onde estão marcados todos os endereços que vão entrar para o ranking. 



Exibir mapa ampliado
A minha idéia é que os leitores deste blog (que eu entendo não serem muitos) deixem comentários, receitas, idéias ou endereços que me ajudem nesta busca! Basicamente é isso. 
Caso você não queira sair para comer cheesecake e sim fazer a sua própria cheesecake sempre vale a pena checar este post com a super receita de New York Cheesecake!

Espero muito que isto funcione, as melhores receitas serão publicadas aqui na seção especial sobre Cheesecake do Gulodices!

Mas o que acontece se você quiser participar do projeto e for um leigo na arte da perfeita Cheesecake?

Pois eu vou agora te dar algumas informações para que você se fique inteirado na história!

A cheesecake é uma torta de queijo que surgiu na Grécia Antiga e era utilizada como alimento para os atletas olímpicos. Com o domínio do Império Romano esta pequena maravilha adquiriu sua atual forma; Uma massa feita de queijo com uma casquinha de biscoito na base.

Se você quiser provas agora a sua primeira cheesecake, o mapa já mostra algumas opções de lugares. Eu indicaria a Pizza hut porque tem uma receita tradicional, sem muitas variações; a mais pura e simples cheesecake!

Cheesecake Lover unidos, jamais serão vencidos!



quarta-feira, 4 de março de 2009

cheesecake de goiaba



Olá meus mais caros leitores, o post de hoje vai diretamente para os Cheesecake-aholics!
Semana passada achamos aqui em casa uma reportagem do paladar sobre a goiaba. Nesta reportagem havia uma receita de uma espécie de torta de queijo com goiaba. Para mim, torta de queijo doce é, imediatamente, um sinonimo para cheesecake. esta torta do paladar não vai no forno e é feita com gelatina. Isto não nos pareceu uma boa idéia então resolvemos revolucionar. E não é que funcionou? 

Pois fica aqui a idéia: A receita de goiaba semiconfit do Paladar, a receita de geléia de goiaba, também deste, tudo isto com uma adição de um pouquinho de limão siciliano (porque para mim limão siciliano é o coringa de todas as coisas doces que deveriam ficar mais azedinhas) e a receita tradicional de cheesecake da Nigella lawson. 

Eu confirmo que funciona!!

Sobre a receita de cheesecake da Nigella, aqui vai ela!! Na minha opinião esta é a melhor receita de todas!! 

Ingredientes:

Forma redonda de montar de diâmetro 24cm

Para a base:
250g de bolachas de maizena
150g de manteiga derretida
250g e mais 3 colheres de sopa de açúcar

Para o recheio:
2 colheres de farinha de milho
750g de cream cheese light
6 ovos grandes e separados
2 colheres de chá de extrato de baunilha
150ml de creme de leite fresco
150ml de creme de leite fresco e talhado (sour cream)
1/2 colheres de chá de sal
raspas de um limão

Processe as bolachas junto com a manteiga e as três colheres de açúcar para ficar uma massa esfarinhada. Pressione esta mistura na forma e coloque na geladeira para firmar.
Esquente o forno em 170ºC.
Em uma tigela junte o restate da açúcar e a farinha de milho. Com uma batedeira adicione o cream cheese, as gemas e a baunilha. Adicione vagarosamente os dois cremes de leite separadamente e sem parar de bater. junte o sal e as raspas de limão.
Bata as claras em neve em ponto firme e adicione-as à mistura de queijo. (aqui a textura fica quase como um sufflê)
Passe a mistura para a forma e coloque no forno por em torno de 1-1 1/2 horas SEM ABRIR O FORNO. Quando o topo da cheesecake estiver levemente dourado, deslique o forno e deixe-a lá para esfriar por mais duas horas. Depois disso tire-a do forno e deixe-a esfriar até servir.

Espalhe a geléia de goiaba sobre a cheesecake e coloque as fatiar do semiconfit por cima.

Aqui está a sua cheesecake original da Celina!