domingo, 27 de julho de 2008

Muito mais entre o céu e a terra...

Olá! Primeiramente, gostaria de iniciar este post anunciando que ele será o primeiro post a tratar de coisas verdadeiramente úteis!

Eu fui assistir à peça Hamlet, com o Wagner Moura, no teatro da Faap, aqui em São Paulo. Para começar este post eu gostaria de dizer, simplesmente o quanto eu apreciei a peça. É realmente muito bem bolada. Eu assisti poucos trabalhos de Shakespeare mas, baseando-me no que já vi, eu posso afirmar que é difícil fazer alguma coisa realmente original e, ao mesmo tempo fiél às intenções do gênio renascentista. É complicado você interpretar plenamente e ao pé da linha um texto de Shakespeare, pois é muito complexo. Assim, a maior parte dos atores opta ou por interpretar o texto, fugindo do original, ou por declamá-lo, neste caso eu nem sei como fica porque na segunda linha eu provavelmente já estou dormindo. Ao mesmo tempo, fazer alguma coisa realmente profunda com uma peça como Hamlet fica ainda mais difícil uma vez que você trata com os primórdios de muitas das questões filosóficas que enfrentamos no nosso dia-a-dia.
Acho que o Wagner Moura conseguiu fazer algo muito interessante, nada cansativo, e muito original. A adaptação do texto estava perfeita, mas ao mesmo tempo, foi interpretada de um modo mais solto, mais brasileiro. Gostei muito, grande programa.

Uma coisa é importante quando for assistir à peça: LEVE UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA E TIRE FOTOS NO MEIO DO ESPETÁCULO (sarcasmo). Imagine: No meio da peça, estava Hamlet fazendo seus companheiros jurarem frente à espada do pai, nunca contar algo sobre o estado físico ou mental, ou qualquer ambiguidade sobre o próprio, quando, do nada, no auge da cena: Wagner Moura larga a escada e fala: "Desculpem-me! Por favor, você que está tirando uma foto: Não tire fotos no meio do espetáculo, você não sabe o quanto atrapalha para nós esta luzinha piscando do nada!" E assim, voltou para a peça de teatro! Genial, não???

Depois disso eu fiquei me perguntando: Que tipo de gente tira fotos no meio de um teatro? Quando você tira fotos de alguma coisa você não consegue ver esta coisa, portanto, uma vez tirando foto você não consegue assistir a peça! Bom Whatever... Problema da mulher!
Sem noção, depois que ele teve que parar eu demorei muito tempo para pegar o ritmo de novo, foi como se eu estivesse correndo, aí eu parei e tive que me aquecer tudo de novo!

Nenhum comentário: