quarta-feira, 18 de junho de 2008

idéias...

Eu estava passeando por blogs e sites espalhados pelo mundo, quando me deparei com o blog de uma antiga amiga minha, do tipo de amiga que você nunca esquece. Eu sempre soube que a minha amiga tinha idéias meio maluquinhas, comecei então a ler o seu blog e achei uma frase muito bonita que ela escreveu:


Eu achei esta passagem muito bonita, e de cara já comecei a pensar. Acho que eu me enquadro nesta mesma definição. Eu não gosto muito de palavras, eu gosto das idéias compostas por elas. Palavras me deixam meio presa, idéias me libertam. O conceito de idéia é muito mais amplo que o conceito de palavra, pois idéias não necessariamente precisam ser expressas. Quando penso em idéia penso em uma cadeia de idéias, quando penso em palavras penso em... Penso em palavras soltas, desconexas. Palavras soltas não fazem sentido algum, enquanto idéias soltas te permitem transcender algo maior. Palavras te prendem ao que você quer dizer com elas, idéias te prendem á uma eternidade que você tem para aplicá-las. Idéias te levam a uma esperança, a uma idéia de ter idéias, de controlar o futuro, de mudar, de viver. Enquanto palavras, palavras te levam a mais palavras inúteis.

Palavras têm um significado, podem dizer sim, não, ser palavras de raiva, de emoção. São atreladas de compromisso, podem ser sérias, tranqüilas, meigas, emocionadas, sinceras.

Idéias vêm junto com uma espécie de fantasia, não têm compromisso, elas são apenas idéias. Elas adquirem compromisso quando você as teoriza com palavras, então elas virão ações, enquanto isso não acontece, elas são as mais puras mostras de esperança e perseverança, de imaginação.

Pena que o mundo se constitui de palavras, de coisas muito sérias e convictas, pena que o universo não pode ser apenas uma grande idéia concretizada. Uma grande idéia que se faz com mais idéias mirabolantes. Pena que para tudo precisamos delas. Pena que palavras são coisas tão repressoras, eu tenho medo delas. Tenho medo de palavras erradas, palavras sem sentido que representem erroneamente idéias que, para mim, tem todo sentido do mundo.
Se o universo fosse a minha idéia, ele teria palavras, sim, elas continuam sendo essenciais, mas elas não precisariam fazer sentido. Elas não poderiam dizer respeito a idéias que constituiriam quaisquer universos no mundo.
Qualquer um consegue entender palavras, mas poucos entendem idéias, poucos conseguem dominá-las com precisão, porque não existe certo ou errado quando se diz respeito a idéias, e só as dominam quem consegue enxergar mais do que isso. Além disso, para conhecer as palavras plenamente, não basta saber uma língua, é preciso saber todas. Idéias são de todos, não tem dono e nem diferença, idéias pertencem a quem as quiser entender.


Sei lá, talvez eu não tenha conseguido me expressar... Deve ser porque as palavras não têm se conectado muito na minha cabeça... Palavras visam uma interpretação da realidade, e eu não quero enfrentá-la, eu prefiro ficar aqui, cuidando de cultivar as minhas idéias para mantê-las longe das palavras que às ameaçam destruir.

Nenhum comentário: